APD atribui licença ao primeiro bureau de crédito privado em Angola

APD atribui licença ao primeiro bureau de crédito privado em Angola


Trata-se do  Bureau Central Privado  de Informação de  Crédito, S.A,  que terá a  missão de recolher e sistematizar informações sobre pagamentos deferidos de um conjunto diverso de utentes que usufruem de bens e serviços a crédito. Ou seja,  o Bureau  vai  ocupar-se em criar uma base de  dados na qual   vai constar informações  creditícia  negativa e positiva  de   particulares e empresas.

  Com o Bureau Central  Privado de Informação de Crédito,  é esperado que os credores  tenham à disposição  informações  suficientes para a avaliar melhor o risco de  crédito e expandir o acesso ao financiamento para mais mutuários.

Deste modo, qualquer  entidade que queira vender os seus serviços e bens a crédito vai, no seu primeiro contacto  com o cliente, ter a possibilidade de aceder a essa base de dados e ter informações detalhadas sobre esse cliente. Os clientes vão ter acesso com maior facilidade aos serviços financeiros e ao crédito de forma geral.

O Bureau Central  Privado de Informação de Crédito, um mecanismo que visa  melhorar o sistema financeiro angolano, assenta, essencialmente,  na partilha de dados, sendo por isso  regulada pela  Agência de Protecção de  Dados(APD).


Voltar