APD atribui licença ao primeiro bureau de crédito privado em Angola

APD atribui licença ao primeiro bureau de crédito privado em Angola


Trata-se do Bureau Central Privado de Informação de Crédito, S.A, que terá a missão de recolher e sistematizar informações sobre pagamentos deferidos de um conjunto diverso de utentes que usufruem de bens e serviços a crédito. Ou seja, o Bureau vai ocupar-se em criar uma base de dados na qual vai constar informações creditícia negativa e positiva de particulares e empresas.

Com o Bureau Central Privado de Informação de Crédito, é esperado que os credores tenham à disposição informações suficientes para a avaliar melhor o risco de crédito e expandir o acesso ao financiamento para mais mutuários.

Deste modo, qualquer entidade que queira vender os seus serviços e bens a crédito vai, no seu primeiro contacto com o cliente, ter a possibilidade de aceder a essa base de dados e ter informações detalhadas sobre esse cliente. Os clientes vão ter acesso com maior facilidade aos serviços financeiros e ao crédito de forma geral.

O Bureau Central Privado de Informação de Crédito, um mecanismo que visa melhorar o sistema financeiro angolano, assenta, essencialmente, na partilha de dados, sendo por isso regulada pela Agência de Protecção de Dados(APD).


Voltar