APD solicita esclarecimentos à META sobre onda de clonagem de contas do whatsapp em Angola Considerando a onda de violações de contas privadas no aplicativo WhatsApp, fenómeno conhecido vulgarmente por clonagem de contas, a Agência de Protecção de Dados (APD) solicitou esclarecimentos à META, proprietária do aplicativo, sobre o assunto, visando a salvaguarda da privacidade dos dados dos utilizadores angolanos e, em resposta, a META esclareceu o seguinte: 1. A META confirma a recepção de reclamações de utilizadores angolanos cujas contas foram comprometidas e garante fornecer à APD e aos utilizadores os recursos necessários para lidar com essas preocupações. 2. Assim, para garantir a segurança das contas no WhatsApp, a META recomenda, no essencial, o seguinte: Os utilizadores devem rever regularmente os dispositivos associados ao seu WhatsApp, indo para as configurações, a fim de poderem identificar eventuais dispositivos suspeitos; Os utilizadores não devem partilhar o seu código de registo ou PIN de verificação da funcionalidade designada " verificação de dois passos” com outras pessoas, nem mesmo com amigos ou familiares; Se os utilizadores receberem e-mails ou mensagens de texto não solicitadas, a pedir a alteração do PIN de "verificação de dois passos” ou o código de registo de conta do WhatsApp, devem evitar clicar em qualquer link sugerido pelo contactante, porque podem ser tentativas de clonagem da conta; Os utilizadores podem activar a "verificação de dois passos” e associar um endereço de e-mail ao WhatsApp, para reforçar a segurança e ajudar a reaver a conta caso esqueça o PIN. 3. A META observa, contudo, que: O WhatsApp não consegue desativar contas em nome dos utilizadores, nem proceder a desativação remota de outro dispositivo (telemóvel, computador ou tablet associado a conta); O WhatsApp não pode fornecer aos utilizadores informações sobre quem acessou a sua conta ou a hora e o local do acesso; Entretanto, o WhatsApp notificará o proprietário se alguém tentar registar uma conta usando o seu número de telemóvel. 4. Finalmente, a APD aconselha aos utilizadores para, em caso de registo de algum incidente de segurança nas suas contas do WhatsApp, apresentarem queixa aos órgãos de investigação criminal e a comunicarem a Meta através do centro de ajuda disponível no aplicativo. A APD, enquanto entidade responsável pela fiscalização da protecção dos dados pessoais, garante continuar a trabalhar com a META, para a garantia da privacidade dos utilizadores no WhatsApp. Gabinete de Comunicação Institucional da Agência de Protecção de Dados, em Luanda, aos 30 de Agosto de 2024
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